Oi, gente!

Esse final de semana esta' rolando um evento muito legal que so' acontece 2 dias por ano no Canada (acho que no mundo também, tenho certeza que li em algum lugar que isso começou na Inglaterra) que e' o Doors Open Winnipeg .

Na sexta, eu passei uns momentos no site e no google maps criando uma rota, mas acabei descobrindo que praticamente todos os locais eu consigo visitar qualquer dia do ano, menos um, simplesmente o mais interessante de todos: a Vaughan Street Jail (a cadeia de rua Vaughan).

Fomos ontem (sábado) de tarde, de bicicleta, faco questão de falar isso porque vale muito a pena pedalar por aqui.

Achei que seria rápido, entrar no prédio, dar uma fotografada, que teria um guia explicando as coisas e pronto. Mas eu lembrei que eu estou no Canada e aqui as experiências contam muito.

Logo de cara tinha uma fila, pelo menos tinha sol na fila porque se foi uma coisa que aprendi nessa cidade e' que o tempo e' instável e o sol te ajuda a superar o frio. Então aquele negocio que no Brasil se fala "vai na sombra", aqui faz muito mais sentido dizer " vai no sol". :D

Mesmo com essa fila gigante nem deu pra reparar muito no tempo porque tinha atores contando historias.
Tem um caixão de madeira e tinha 2 mulheres falando que esse caixão era da sobrinha delas que tinha morrido dentro da prisão porque ela tinha dado a luz la.





















Mais pra frente tinha um cara com mãos e pés acorrentados contando como ele foi o primeiro serial killer das Américas. A historia dele era assim ele se hospedava nas casas de pessoas casadas que estavam alugando um quarto, ele ia no fim da tarde porque o marido estaria trabalhando e as mulheres estariam em casa, então ele as matava e depois as estuprava, escondia o corpo na própria casa e ia embora. Ele cruzou os EUA fazendo isso ate chegar em Minesota, e la ele foi identificado e o rosto dele estava em todos os jornais. Como Winnipeg ficava muito perto, ele entrou no Canada e se hospedou num hotel na frente desta cadeia, do mesmo jeito. Um quarto sendo alugado e uma mulher casada sozinha em casa. Dessa vez ele não conseguiu fugir e foi preso ali, deve ter sido executado, eu não ouvi a ultima parte, tivemos que andar na fila.


Mais pra frente estava Helen Armstrong que lutou pelos direitos das mulheres no Canada. Que foi presa varias vezes junto com homens e crianças (não havia separação de celas) por palanquear pelo direito das mulheres receberem o mesmo que os homens, de votar etc. 


Entramos enfim. Na primeira sala, uma viúva nos contava que seu marido foi forçado a assinar uma confissão de um crime que ela tem certeza que ele não cometeu, depois de ter sido torturado e ficado sem comer ou dormir por 3 dias. Não teve nenhuma investigaçao sobre o caso, o marido dela foi apontado como autor e forçado a acreditar nisso. Ele foi enforcado em praça publica. 


Na outra sala, um cara de Manitoba nos contava que morou nos EUA, que era lutador de Luta Livre e que foi pra Austrália lutar la e voltou pros Estados Unidos sendo conhecido como...argh, esqueci o nome de guerra dele, mas era algo como Bloody Kanguru (se eu lembrar eu troco). Como ele gastava o dinheiro das lutas em bebida, ele acabou fazendo algo que dava muito mais dinheiro: assaltar bancos. E foi assaltando bancos de cidade em cidade ate ser preso. Quando foi solto, voltou pra Manitoba e não conseguia emprego. Então ele resolveu assaltar o Banco de Montreal em Winnipeg. Todo mundo foi almoçar ao mesmo tempo e só havia uma pessoa no banco: o gerente. 
Ele vestiu um casaco e colocou um pano xadrez na cara, chegou pra roubar algumas centenas de dólares e o gerente o viu saindo pela janela. Não só ele, como uma moca la embaixo, e mais um guarda e mais um monte de testemunhas. No fim ele foi preso e condenado a ser enforcado. Ele leva uma vida de morto legal, de boa, só que 2x por ano ele levanta da tumba e volta pra prisão pra contar a historia dele. 


Este senhor ficava contando com que idade crianças eram presas (5 anos) e quão fácil elas escapavam, elas eram presas com qualquer adulto. Foi o mais difícil de prestar atenção, ele fala baixo e a voz era rouca. Fica a foto pra registrar o momento. 




No andar de baixo, uma senhora dona de um bordel explicava como a Prefeitura a fez trocar de casa varias vezes porque sua "casa" não era digna para o bairro. Como prostituiçao era uma atividade ilegal, era preciso uma especie de licença para trabalhar. Então, tanto ela quanto suas meninas foram presas e a fiança era a licença. Ela pagava 60 dólares e cada uma das meninas pagava 20. Eu não entendi muito bem, mas aparentemente elas eram presas por uma noite, uma vez por mês. De acordo com ela, e' uma atividade bastante lucrativa, mesmo pagando taxas. 


No porão, ficavam as celas. De um lado as solitárias, entramos em uma e fechamos a porta, um breu assustador. Do outro, as celas confortáveis, abertas. Os presos usavam essa roupa listrada. Essa cela com uma mesa, era para a ultima refeição do condenado, o rato foi um toque especial.



As celas tinham as trancas como a de Alcatraz, uma alavanca fechava ou abria todas as portas. 


Por fim, havia as celas dos lunáticos. Colocavam ali qualquer pessoa com algum distúrbio: depressão, bi-polaridade, mulheres que desobedeciam os maridos, pessoas estressadas, etc. Eram 2 celas separadas por um corredor, se a pessoa se estressava muito, eles prendiam as pessoas no chão com 3 correntes e deixavam la sem banheiro, sem comida. 'A noite, os ratos chegavam e começavam a mordisca-los, os loucos gritavam mas ninguém iria vê-los porque, afinal, era a cela dos lunáticos. 

Alguns pensadores e artistas pagavam pra passar um tempo conversando com os loucos porque as vezes pescavam alguma ideia.




Aqui uma foto da parte de trás da cadeia. 



De la, fomos para o Legislative Building e demos a volta nele (não estava mais aberto) ate uma fonte.









Depois fomos ate a estatua do Louis Riel, que e' o fundador de Manitoba, ou o cara que ajudou o Canada a reconhecer Manitoba como uma província. 




Continuamos no caminho e encontramos um Bear Parade (lembram da Cow Parade?). Montes de ursos pintados cada um com um tema. 




Ah sim, e um totem indígena! Olha que fantástico!

Ontem foi um dia muito bom. O dia estava ótimo para bater fotos e turistar. Winnipeg só me surpreende. 

Espero que tenham gostado. 

Tex


Oi povo!

Hoje vou falar de uma das melhores descobertas no Canada: o app Meetup. Bom, existe um site também: aqui o endereço.

Acho que conhecendo o Brasil, não acho que funcionaria direito por la.

O MeetUp e' um app de clubes. Você cria um grupo sobre qualquer assunto e cria eventos para encontrar pessoas que gostem deste assunto, escolhe um lugar e se encontra com um bando de gente estranha, sem filtro, pessoas que gostam da mesma coisa que você.

Tem de tudo, mulheres que querem se perder na floresta, clube de leitura, clube de casas mal assombradas, clube de coisas medievais, clube das bicicletas, dos carros, do futebol no fim de semana, do tricot, do crochet, dos homens com filhos, dos solteiros, dos que querem um amor, etc.

Se você não estiver em nenhum grupo, você também tem a opção de ver o que ta rolando na cidade, de qualquer grupo e ir. Simples assim. Quando fomos no Pecha Kucha no dia 14 de Maio, descobrimos pelo Meetup. E' um evento que não acontece sempre, estava no volume 22 e o próximo sera somente no final do ano. Foi uma sorte porque tínhamos acabado de chegar e foi muito bom!

Na quinta, eu fui no meu primeiro Meetup mesmo, sozinha, sem meu marido e meus amigos brasileiros. O local era na Casa da Ashlyn.  Quero que vocês percebam o quão estranho e' uma pessoa abrir sua casa para estranhos fazerem caligrafia e iluminuras.

Fiquei 30 minutos do lado errado da Portage esperando um ônibus pra depois descobrir que ele passava mesmo era do outro lado (google maps me trollando).

Cheguei la com alguns minutos de atraso (não sem antes entrar na pagina do meetup e dar uma explicação) e era uma casa legal, com 4 gatos, Junto com a Ashlyn, tinha outra moca, a Don e mais tarde chegou a Claire. Ficamos desenhando e pintando iluminuras e conversando sobre a vida, sobre o hobby.

Foi uma boa experiência. Voltei de ônibus pra casa e entrei quase as 22h no Portage Place, pedi pro Beto ir me buscar mas acabei meio que sendo expulsa de la. Fui andando com passo rapido, mas de boa porque tava claro ainda, o sol havia se posto 'as 21h40 e o céu ainda tava num azul de boa. Encontrei o Beto no caminho e ele me fez dar uma volta completa na Praça.

Demos a volta e depois subimos pra casa.

22h em Downtown, na área considerada perigosa pelos canadenses.

Esses canadenses não sabem de nada mesmo, serio.

Mas se você esta' no Canada e não sabe onde ir ou onde conhecer gente, baixe o Meetup, tem pra android, iphone e web.

Vale muito a pena mesmo.

Espero que tenham gostado da dica. ;)

Tex



Oi gente linda, hoje meu post vai ser culinario.

Geralmente se pensa que sair do Brasil e' abandonar tudo, e' nunca mais comer uma comida que se gosta. Mas, isso nao e' verdade.

Em meados de fevereiro, eu comecei a pesquisar sobre como fazer tapioca no exterior. A farinha hidratada eu sei que nao vou achar, entao comecei a pesquisar como hidratar polvilho e achei um video.



Ontem eu fui num mercado chines chamado Young's downtown, na 397 William Ave e achei Tapioca Starch (polvilho doce) por 99 centavos.

Vamos la'. Peguei os 400g e separei 240ml de agua quente. Podia ter usado menos agua. Fiz a mesma coisa que no video, joguei agua aos poucos e fui amassando ate empedrar.


Aqui a bola empedrada, nao usei a agua toda e achei que ficou umido demais. 


Ai' fui peneirando com a mao, pra fazer a farinha. 


Olha que linda! Farinha umidazinha. 

Coloquei na frigideira quente e tanan!


Passei manteiga e comi e... bom, ficou um gosto residual de polvilho, que nao esperava que iria ficar. 
Coloquei manteiga e o gosto tava la'. Fui canadense e coloquei Cheez Whiz e ficou muito bom. 
Devia ter colocado doce de leite, rs. 

Ai' tive uma ideia que e' fazer beiju molhado! Aqui o video na Globo: Como fazer beiju molhado

Bom, e' isso!

Ate a proxima tentativa!






Oi gente, joia?

Dia 13 eu precisei tomar uma injeçao que eu ja tomava no Brasil. Como eu comprei o medicamento la', eu fui ate uma farmacia, a Shoppers e tentei pagar uma aplicaçao.  Mas recebi a pessima noticia de que eles nao iriam aplicar porque eles nao podiam se responsabilizar por uma injeçao que eles nao sabiam do que se tratava. Mesmo com a embalagem lacrada, podia ser outra coisa.

Felizmente, eu fui na Shoppers um dia antes porque vai que dava errado (e deu), ai' eu tinha mais um dia. O atendente foi um fofo e caçou uma Walk in Clinic pra mim, uma que funcionava ate as 21h.

Dia seguinte, peguei minha bicicleta linda, peguei a injeçao, a receita, o passaporte, o Manitoba Health Card e parti pra minha aventura solitaria.

De acordo com o Google Maps, era praticamente 10 minutos de bike.

Cheguei la, estacionei minha bicicleta e entrei. Duas portas automaticas abriram-se pra mim. Haviam 3 pessoas na sala de espera, e umas 4 recepcionistas.

Entreguei meu cartao do Manitoba Health pra atendente e expliquei a historia toda. Ela disse que aplicava sim, me mandou aguardar.

Mal sentei na salinha, chamaram meu nome. Segui o corredor ate a sala da medica, me mandou esperar, esperei. Passou uns 10 minutos e quando comecei a pensar que estava na sala errada, a medica entrou.

Tinha nome de indiana e acho que era indiana tambem. Expliquei pra ela, e ela fez a aplicaçao sem um pingo de do', Doeu demais.

Disse que mes que vem, eu tenho que voltar la e ela vai me prescrever outro remedio, que aquele nao tem no Canada, e ela pesquisou viu?

Disse que a injeçao daqui so' tem um componente e nao os dois.

E pronto. Foi muito rapido. Ela disse que eu aguardasse 5 minutos na recepçao antes de subir na bicicleta, porque ne, doeu demais, Mas basicamente demorou uns 20 minutos, com a espera.

A clinica que fui foi:  Four River Medical Clinic - 647 Broadway.
Depois que fui, descobri que nao e' uma boa clinica. Fica a dica. 

bjs, 

Tex 






Oi gente, tem um tempo que não escrevo aqui. Muitas coisas aconteceram, estamos tem aula no Manitoba Start, aula sobre Winnipeg.

Você tem a opção de escolher o curso de 1 mês e o de 1 semana. Como não estamos com pressa, pegamos o de 1 mês, cada semana fala de um assunto.

O bom desse curso e' que não e' só uma professora falando e falando na frente. Ela separa todos os casais e a sala em grupos e precisamos discutir sobre o que aprendemos. Pode parecer bem bobo, mas e' um jeito de fazer com que falemos inglês uns com os outros.

Essa semana que passou falou sobre saúde, vou colocar aqui todas as informações que nos passaram.

Tem um estudo que mostra que todo imigrante e' mais saudável que qualquer canadense, mas depois de 5 anos, os imigrantes ficam piores que os canadenses.


Mas a primeira coisa que você precisa fazer e' seu cartão Manitoba Health que fica na 300 Carlton Street. Qualquer pessoa que esteja legalmente em Manitoba tem direito. Ah sim, uma coisa importante: o Manitoba Health não tem carência. Ou seja, fez o cartão hoje, ficou doente amanhã, já pode usar. Não fizemos seguro saúde no Brasil porque tivemos essa informação privilegiada antes.

A cobertura do cartão e' a seguinte:

  • Family doctor 
  • Estadia em hospital e todos os exames enquanto estiver nele.
  • Maternidade
  • Exame de sangue e raio-x
  • Especialistas
  • Cirurgias 
  • Oftalmologista (para menores de 18 anos e acima de 65)
E o que não cobre:

  • Medicamentos ( mas se você toma algum remédio tipo colesterol, pressão e diabetes, você pode conseguir uma ajuda de custo. Mais informações no Pharmacare)
  • Ambulância (custa $512, melhor pedir um taxi)
  • Oftalmologista (para pessoas entre 19 e 64 anos)
  • Dentista  ( existem alguns locais que fazem serviços dentários por um preço baixo ou de graça, em alguns você tem que provar que não recebe nada ou pouco, em outros e' só pra imigrante e em outros, como a University of Manitoba, e' de graça pra qualquer canadense ou imigrante, mas a fila e' gigante)

Eles entregam muitos papeis com informações, existe uma preocupação em manter os imigrantes saudáveis. Veio ate um folder de como se alimentar direito, quantas porções de cada alimento se deve comer. Essas pequenas coisas que fazem diferença. Teve ate uma aula de nomes de alimentos em inglês, eu fiz uma lista aqui


Lista de endereços uteis: 


  • Aurora Family Therapy Centre - Sparling Hall 2nd Floor, 515 Portage Ave ( University of Winnipeg) - Se você ou sua família precisa de algum tipo de acompanhamento para superar o choque cultural
  • Healthy Start for mom and me - 2nd floor, 400 Edmonton Street - aulas gratuitas de pré-natal/pós-natal, como e' ter um bebe no Canada, babas para crianças de ate 5 anos, etc
  • Language access Interpreter Services (acesso somente pelo seu medico de família) - aqui e' assim, você foi no medico e não consegue se expressar, você tem direito a um tradutor, o medico liga pra esse serviço, você fala e a pessoa do outro lado da linha te traduz. Tudo de graça. O numero e': 204-788-8585
  • Family doctor finder - 204-474-0212
  • Rainbow Resource centre - 170 Scott Street - Suporte a comunidade LGBT de Manitoba
  • Cancer Care Manitoba - informações sobre prevenção e exames
  • Misericordia Urgent Care Centre - Hospital 24/7 - 99 cornish avenue. 
Dentistas
  • Mount Carmel Clinic - 886 Main Street - para adultos e crianças - custo e' baseado no tanto que a familia ganha, varia de $20 a $30 por visita
  • Health Action Centre - 640 Main Street - tratamento dental pra quem não tem dinheiro e pra recém-chegados.
  • University of Manitoba - 790 Bannatyne Ave - tratamento de graça pra qualquer pessoa, mas e' porque sera' feito por alunos do 3o ou 4o ano. Fila de espera enorme.

Bom, e' isso. Espero que este post ajude quem esta' chegando. De novo, peço desculpas pela falta de acentos. 

Tex






Eu não tenho nem palavras pra descrever, desde o primeiro dia, quando fui no HSBC e olhei pra ela, que fiquei com vontade de ir.

Bom, eu tenho uma coisa com bibliotecas, adoro os sistema de organização, adoro livros, adoro todo esse esquema de livros compartilhados e livros lidos. E' muito boa a sensação de entrar num ambiente que tem historias nas estantes, historias só esperando para serem lidas. Sei que soou redundante, mas quero que entendam o tanto que amo bibliotecas, livrarias, livros.

A Millennium Library é enorme. Tem 4 andares, não fui em todos, não tive tempo, mas quero futucar cada cantinho.

Fizemos a carteirinha (so' preenchemos uma ficha e mostramos a carteira de saúde) que da' direito a pegar varias coisas, como por exemplo:

  • ate' 50 (cinquenta mesmo) livros e revistas de uma vez
  • ate' 20 cds de musica e audiolivros
  • 10 dvds infantis ou adultos
  • 5 blu-rays de adulto e 10 infantis
  • 2 video-games (tem de todos)
  • 2 kits de clube do livro.
Depois disso, fomos dar uma vasculhada. Logo no primeiro andar tem ficcao e a área infantil que e' linda demais. Tem uns bichos enooooormes em cima das prateleiras e uns displays com alguns livros famosos, tirei foto do Peter Rabbit e do Harry Potter.





Num dos displays, tinha um anuncio de um workshop de cartões com leds, abaixo dele tinha vários livros de engenharia do papel. Fui ate' o balcão de informações e perguntei onde ficava a sessão.
A moça respondeu que ficava no 4o andar. Ate' entao eu achava que era so' o primeiro andar. Peguei o elevador e fui pra la'. Elevador panorâmico, lindo.










E la' no quarto andar na estante tao conhecida de mim, a 745, eu encontrei meus amigos, os livros de ilustração e design. Serio! E' uma biblioteca publica, cheia de livros específicos.
Fiquei muito tempo la, ate esqueci que estava com fome.


Peguei 3 livros que foram escolhidos pelo tamanho, pra caber na cestinha da bicicleta. :)

Quem quiser dar uma olhada na Millennium, e' so' entrar no site deles AQUI.

Esse foi o passeio mais divertido do dia! Espero que tenham gostado. Se quiserem passear por dentro dela, e' so' clicar neste link aqui

bjs

Tex

Hoje fui acordada por um auto falante gritando às 7h30 da manhã:

"Vai tocar um alarme de incêndio, mas nao se movam, é apenas um treinamento, treinamento, ignorem, ignorem!!"

Ouvi aquilo e pensei "beleza, vou dormir um tiquinho mais"
Aí veio a sirene!!

Ueeeeeeeennnnnn

Etc. Era um treinamento. Nada aconteceu.

Por volta das 20h, eu estava lá me enxugando do banho que tomei... Quando de repente....
Ueeeeeeeeeen uin uin uin ueeeeweewmmmm etc forever

Tive que me vestir na velocidade da luz, pegar os passaportes, dinheiro e descer escada abaixo com uma toalha enrolada na cabeça.
11...ONZE andares de escada correndo descendo pra chegar antes dos bombeiros pra não ouvir que "se fosse verdade vocês estariam carbonizados"

Porque claramente era mentira.
Isso é um problema de 1o mundo.

Esse povo não tem problema, não tem nada pra pensar, aí tá lá os adolescentes Zé roelas, fazendo nada e devem achar muito engraçado acionar o alarme de incêndio de um prédio de 20 andares.
Tirei a toalha da cabeça enquanto descia correndo com a blusa da pijama, calça jeans e havaianas e tentei ajeitar o cabelo. Fiquei no hall e os bombeiros entraram com uma cara de "affff de novo?"
Tudo Isso com o alarme tocando na maior altura! Sem parar!
Serio! Não é legal!
Passamos na loja de conveniência e comprei um beef jerky e uma raspadinha.
Curti o beef e nao ganhei 25mil nem nada na raspadinha.
Curti muito pouco subir 11 andares de escada. Not fun!
Pedro e o lobo mandou lembranças. Me pergunto quantas vezes descerei pela escada correndo sem ter incêndio.
Melhor sem incêndio do que com.

Gostaria que esse povo respeitasse o alarme de incêndio.

Bjs,
Tex


Oi, hoje vou falar da experiência de abrir uma conta num banco aqui.


Escolhemos o HSBC no Brasil por motivos de transferência de dinheiro, facilidades.
A conta demorou 3 semanas para ser aberta e não teríamos tempo hábil para abrir a conta do Canadá de lá. Sendo assim, enviei um email pro HSBC do Canadá e eles me enviaram um email falando que só precisaríamos de 2 tipos de documento de identificação.

Todo mundo aqui sabe como é um banco no Brasil, por isso que é extremamente chocante quando você entra num banco no Canadá.

Explico: o HSBC fica muito perto, fomos lá num dia bem frio com sensação térmica de -7°C.
Logo na entrada tinha uma porta automática, você aperta um botão e ela abre sozinha. Aí tem um caixa automático. E logo depois outra porta, automática, com botão que te leva pra dentro do banco.
Sem porta de giratória, sem nenhum segurança. É uma porta automática que qualquer um pode abrir, qualquer pessoa pode entrar.

Chegamos e sentamos, nosso horario era às 10h.
Uma moça perguntou se queríamos chá ou café. Aceitei o café e o Beto, o chá.
Uns 5minutos depois, a gerente, Alisson, nos convidou pra entrar.

De novo, nenhum segurança.

Sentamos e falamos que tínhamos uma conta Advance no Brasil e queríamos abrir uma lá pra transferir dinheiro usando o Global view.
Pegou nossos passaportes e PR's e começou a fazer.
Em algum momento, entrou a moça com um chá e colocou na mesa, perto do Beto.

Ele perguntou "este chá é pra mim?"
Ao que a gerente respondeu "deve ser, ela não me traz coisas, se eu quiser beber algo, pego eu mesma"

Cara! Isso é tão surreal!

Meu café chegou. Enorme. Eles tomam cafés intermináveis aqui.

Fomos conversando sobre a conta e PUF abrimos.

Ela nos entregou os cartões de débito provisórios, disse que os cartões de crédito chegariam em ate 10 dias uteis e pasmem! Não tem anuidade!! Nunca terá!!
Ganhamos a máquina de token tb.
É um nivel de eficiência muito absurdo!
Chegamos em casa e configuramos o Global view, não testamos mas ja linkamos as 2 contas. Agora é só esperar o BC ajudar e o dólar cair. Custa 7$ pra transferir.

Me falaram que o HSBC é um banco asiático, não achei. Achei, até agora um bom banco. Ela não tentou empurrar nada pra gente, nem seguro de vida, nem nada. Foi solicita, legal e estava com frio. (Canadenses sentem frio sim)
Ela disse pra não transferir no fim de semana e se tiver feriado no Brasil, vai demorar mais.
Bom, é isso.

Se eu tiver algo a acrescentar, volto neste post.
Tex